sexta-feira 29 março 2024

Enem 2018: Pedido de isenção da taxa de inscrição é liberado

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro, mas os candidatos que têm direito à isenção na taxa de inscrição já podem fazer a solicitação a partir de agora.

O prazo começou na última segunda-feira, 2, e vai até o dia 11 de abril. E uma novidade no exame promete beneficiar mais alguns candidatos este ano. Isso porque os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que atingiram nota mínima para certificação, também vão poder pedir o benefício.

Além deste público, a gratuidade também valerá para os seguintes candidatos:

– Estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em 2018, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Concorrentes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede público ou como bolsistas integrais na rede privada, e têm renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$1.431);

– Interessados que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda e que possuam Número de Identificação Social (NIS), único e válido, e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 477) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.862).

O pedido pode ser feito na Secretaria de Juventude, no prédio da prefeitura municipal, até o dia 11/04 das 08:00h às 12:00hs ou pelo site do Inep (https://enem.inep.gov.br/#/crono?_k=sp971v).