Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

História

Monção – MA

Histórico
Em terras que ficam acima de Camacaoca, num lugar chamado Areias, índios guajajaras foram-se civilizando e atraindo outros habitantes. O lugarejo se desenvolveu e, em 1757, o Governador da Capitania, Gonçalo Pereira Lobato e Souza e outras autoridades mandaram erigir o pelourinho, símbolo da autoridade e da justiça d’el-rei, arvoraram a bandeira com armas reais e deram três vivas ao rei, acompanhados de descargas da tropa de infantaria. Estava criada a Vila, que recebeu o nome de Monção e, no mesmo dia, criou-se a Freguesia, sob a invocação de São Francisco Xavier.
Em conseqüência de ocorrências pouco agradáveis, a Vila perdeu sua qualidade, para readiquiri-la em 9 de junho de 1859, sendo instalada em 26 de novembro do mesmo ano, não mais em Areias e sim a 29 quilômetros do antigo local, na atual Vila Velha.
Os naturais do Município são chamados monçonenses.
Gentílico: monçonense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Monção em 16-07-1757.
Elevado à categoria de vila com a denominação da Monção, pela lei provincial nº 519, de 09-06-1859, desmembrado de Viana. Sede na antiga vila de Monção. Constituído do distrito sede.
Pela lei municipal nº 2, de 14-09-1892, são criados os distritos de Engenho de São Pedro de Alcântara ex-povoado, Caru e Boa Vista e anexados ao município.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 4 distrtios: Monção, Boa Vista, Caru e São Pedro de Alcantara ex-Engenho de São Pedro de Alcântara.
Pelo decreto estadual nº 267, de 19-04-1932, é extinto o município de Monção, sendo seu território anexado ao município de São Pedro.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Monção figura no município de São Pedro.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Monção, pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembrado de São Pedro. Sede no antigo distrito de Monção. Constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte

IBGE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support