A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou esta semana uma ação de conscientização em bares, restaurantes e comércio local, para o uso da máscara facial. Mesmo com as recomendações constantes desde o início da pandemia, algumas pessoas continuam sem a peça facial e outras usando-a incorretamente.
Todo estabelecimento recebeu os decretos Nº 02/2021 e Nº 06/2021, onde também fica vedado a realização de festividades no Município, bem como de shows e eventos congêneres, pagos ou gratuitos, em ambientes abertos ou fechados no Município, nas zonas urbana e rural.
“Cada abordagem foi feita de forma gentil e educada, porque nosso objetivo inicialmente é de conscientização”, disse Ricardo Soares, coordenador da Vigilância Sanitária.
Entre as pessoas abordadas pela equipe fiscalizadora estava Antônio Silva, Ele confessou que não gostava de usar a máscara, mas elogiou a iniciativa dos servidores. “Fico muitas vezes sem a máscara por esquecimento e embora não goste de usá-la, sei que é importante. Vou me esforçar para que isso não aconteça mais. Acho louvável esse trabalho de conscientização”, disse.
“Estamos fazendo um trabalho em conjunto para reforçar as ações de enfrentamento e de conscientização em relação às medidas sanitárias com vistas a reduzir a disseminação da pandemia. Vamos fazer dentro dos estabelecimentos para conferir o distanciamento, o uso de máscaras e a disponibilização de substâncias sanitizantes nestes ambientes”, complementou o coordenador.
A ação de fiscalização continuará nos próximos dias, em vários pontos da cidade.