A imunização da população ribeirinha e quilombola segue em ritmo acelerado em Monção, as equipes de imunização da saúde de Monção, em parceria com agentes de saúde go governo e apoio da Polícia Militar, realiza vacinação contra a Covid-19 e Influenza em terras quilombolas e na Zona Rural.
Embora há dificuldade em alguns acessos a povoados devido o período chuvoso, a saúde está seguindo o plano de ação com uma programação estratégica diária para levar as vacinas contra a Covid-19 (quilombolas e idade a partir de 55 anos) e Influenza (criança de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde). Durante essa semana, a equipe esteve nos Povoados Serraria, Furo da Bolivia, Manoel Inocêncio, Junco, Simauma, Rita, Santa Rita, Santa Helena, Mata Boi, Trizidela, Piquizeiro, Castelo, Areias, Sítio Novo, Quare-quare, Vila da Paz, Rodagem e Onça.
De acordo com Christianne Melo, coordenadora de imunização de Monção, ressalta a importância da vacinação para as comunidades mais afastadas. “Essas comunidades ficam mais afastadas do centro da cidade e, por isso, é importante realizarmos ações específicas para este público. Cada dia avançamos mais na imunização de ribeirinhos e quilombolas, e esperamos imunizar o máximo de pessoas”, afirma.
Dona Maria José da Silva Carvalho, de 70 anos, recebeu a sua dose no Povoado Serraria e afirma que a imunização é uma esperança para a população ribeirinha e quilombola. “Nossa população faz parte das raízes de Monção. É um momento de alegria e alivio para nós. Torço para que todos possam receber suas doses da vacina também”, conclui.
A vacinação na sede, contra a Covid-19, com idade acima de 55 anos, está acontecendo na Escola Dayse Bastos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a vacina da Influenza, acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Palmeirinha e Bairro de Fátima.