sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura realiza carreata em dia de conscientização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Celebrada anualmente no dia 18 de maio, a Campanha Faça Bonito deste ano foi marcada por uma carreata circulou por várias ruas da cidade de Monção. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a iniciativa é considerada uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de jovens e crianças de todo o país.

A ação foi uma realização da Secretaria de Assistência Social – CRAS E CREAS, em parceria com a secretaria de Educação, Habitação, Conselho Tutelar, Comunicação e agentes de segurança pública. “Cabe a nós lutarmos todos os dias pelo direito à vida e ao direito à dignidade das crianças”, afirmou a secretária de Assistência Social, Andréia Garcês, durante discurso ao evento.

A concentração da carreata na Praça Presidente Kennedy foi marcada com ornamentações, nos gramados da praça constavam vários girassóis (marca registrada da campanha), com placas contendo mensagens de apoio e auto reflexão e também adesivaço em carros e motos que passavam naquele espaço. Durante a carreata, houveram paradas nas escolas Dayse Bastos, Liceu Monçonense, Sônia Jansen, Terezinha de Jesus e o Anexo do Albério França Ferreira, com apresentações teatrais, paródias cantadas, poemas e outros.

18 de Maio:

A data: Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.