sexta-feira 26 abril 2024

Secretaria de Saúde realizará a VII Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “O SUS é de todos”, a Prefeitura Municipal de Monção, Secretária Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizaram nessa sexta-feira, 10, a VII Conferência Municipal de Saúde.

A conferência aconteceu na Assembleia de Deus e foi aberto para toda a comunidade, o evento contou com a participação dos profissionais de saúde, lideranças comunitárias, autoridades e da sociedade civil.

O evento foi fundamental para continuar garantindo o bom funcionamento da gestão municipal, já que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

Estiveram presentes no evento Coordenadora da Atenção Básica, Izabelly Barros; a coordenadora do Centro de COVID-19, Layana Ferreira; a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Claudiane Cardoso; o Coordenador da Vigilância Sanitária, Ricardo Soares; a secretária de Saúde, Kerliana Sena; a enfermeira do Palmeirinha II e coordenadora regional de saúde, Micherlandia Santos; o Vice Prefeito, Mário Cardoso; a secretária de Educação, Raimunda Bonifácio; a Secretária de Assistência Social, Andreia Garcês; a vereadora Lindolene Aragão, entre outras autoridades

Para o vice presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Soares, “o SUS é o sistema mais avançado do mundo. Nessa pandemia vimos o SUS acolher a todos, independentemente de idades, classe social e sexo. Todos tiveram e tem acesso ao Sistema Único de Saúde. Por isso é importante que nós debatamos sobre ideias que possam contribuir e melhor ainda mais o atendimento no SUS e hoje estamos aqui para isso”.

A secretária de Saúde, Kerliana Sena, falou que a conferência é um instrumento que possibilita debater políticas públicas e lutar pelo fortalecimento do setor saúde. “Os avanços que obtivemos até hoje só foram possíveis graças aos servidores da área da saúde, sempre objetivando atender a população com qualidade e humanização. A saúde é uma responsabilidade de todos, nosso objetivo é buscar a participação da sociedade nas decisões da gestão pública, fortalecendo o vínculo, debatendo e dialogando sobre a saúde pública no município”.