Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Defesa Civil e equipe Administrativa de Monção realizou reunião para tratar de medidas preventivas no período de chuvas

Com a chegada das chuvas e os alertas meteorológicos a equipe administrativa da Gestão Claudia Silva e coordenação da Defesa Civil realizou na manhã de terça-feira, 04, reunião que teve por objetivo desenvolver procedimentos de Plano de Ação, que visa prevenção de atendimento à população da região ou ainda encaminhamento das famílias atingidas para abrigos, assegurando uma resposta imediata e mais adequada às populações envolvidas em um possível cenário.

“Antecipamos a reunião para que haja um plano de Ação antes das enchentes, vamos realizar visitas aos ribeirinhos e comunidades que geralmente são afetadas, grupos das secretarias de educação, saúde e assistência social, realizarão preenchimento de um Formulário para termos um mapeamento dessas áreas que são frequentemente atingidas no inverno. Peço atenção de todos, pois tudo que pudermos fazer em caso de uma emergência, nós faremos. Não vamos deixar ninguém em uma situação indigna” afirmou o coordenador da defesa civil de Monção, Edson Nogueira.

A Defesa Civil ou proteção civil é um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais e reestabelecer a normalidade social.

 

Exemplos da atuação da defesa civil:

Mapeamento das áreas de riscos;

Construção de obras de contenção;

Emissão de alertas e aviso;

Evacuação de área de risco;

Primeiros socorros;

Incêndios florestais;

Enchentes;

Deslizamentos;

 

Recomendações durante a chuva

– Redobre a atenção. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos.

– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

– Fique longe de janelas.

– Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support