terça-feira 19 março 2024

Secretaria de Educação de Monção promove a II Conferência de Educação

A Prefeitura Municipal de Monção, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, realizaram na quarta-feira, 20, a II Conferência Municipal de Educação que teve como tema “Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva com Equidade e Qualidade Social’, com o objetivo de avaliar a situação atual da Educação e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

Participaram da formação da Mesa: o Presidente da Câmara Municipal de Monção, Luis Alfredo Garcês; a Secretária de Educação, professora Edivana Jaçonara Serejo; a vereadora e professora, Lindolene Aragão; o vereador João Amorim; representando o Conselho Municipal de Educação, professora Whilkersanya Amorim; a Diretora Técnica da APAE, professora Conceição de Maria Corrêa; o gestor escolar da Escola Albérico França Ferreira, Robson Rubem da Luz, representando todos os gestores da educação; e a professora Joana Dar’c Lima Pinheiro, representando todos os professores da Educação Básica.

A Conferência aconteceu nas dependências da Escola Albérico França Ferreira durante todo o dia, os profissionais da educação e setores da sociedade monçonenses debateram os seis grupos temáticos (GRUPO 1 – EIXO I: O PNE 2024-2034: Avaliação das diretrizes e metas. SUBEIXO I: META PME: 4,14,15 e todas as estratégias. SUBEIXO II – META PME: 5 e todas as estratégias. GRUPO 2 – EIXO I – O PNE 2024-2034:  avaliação das diretrizes e metas. SUBEIXO III – META PME: 16 e 17 e todas as estratégias. SUBEIXO IV – META PME:08 e todas as estratégias. SUBEIXO V – META PME:03 e todas as estratégias. SUBEIXO VI – Estratégia 3.1. GRUPO 3 – EIXO 1 –  O PNE 2024- 2034: avaliação das diretrizes e metas. SUBEIXO VII – META PME: 18 e todas as estratégias. SUBEIXO VIII – META PME: 06 e todas as estratégias. SUBEIXO IX – META PME: 10 e 12 e todas as estratégias. GRUPO 4: EIXO II –  Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação. SUBEIXO I – META PME: 01,07, 09 e todas as estratégias. GRUPO 6: EIXO III – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e de modelo em construção. SUBEIXO II – META PME: 11 e todas as estratégias. SUBEIXO III – META PME: 19, 13 e todas as estratégias.), de onde foram tiradas propostas e também, a eleição dos delegados com seus respectivos suplentes que irão representar o município e contribuir com as Conferências Regional, Estadual e Nacional, no sentido de apresentar propostas aos documentos a serem discutidos nas referidas conferências.

A palestra foi realizada pelo professor Paulo Buzar, Assessor de Educação, o evento tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação de Monção, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados. O Plano rege a educação no município por isso a colaboração de tantas pessoas é de extrema importância para a cidade.

“A Conferência é um momento importante. Por meio dela podemos contribuir para que a educação avance efetivamente, pautada nos princípios do direito à educação e da qualidade do ensino”, disse a secretária municipal de educação, Edivana Jaçonara Serejo.

Ao final, foi realizada a plenária e eleição dos delegados.