sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura de Monção, por meio da Secretaria de Saúde realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Monção, por meio da Secretaria Municipal de Monção, realizou durante todo dia de quinta-feira, 30/03, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia!” a Conferência aconteceu na Congregação Filadélfia, localizada na Rua Princesa Isabel.

O evento que teve como objetivo discutir e debater as políticas públicas de saúde da cidade, buscando sempre o bem-estar da população, contou com a presença o vice-prefeito, Mário Cardoso, a Secretária de Saúde Kerliana Sena,  presidente do Conselho Municipal de Saúde, a Secretária de Assistência Social, Andreia Garcez, o Secretário de Administração, Laurindo Neto, o Secretário de Agricultura, Johnson Matos, vereador Amorim, diretora da APAE, Professora Conceição Viegas, representantes de entidades, associações, acadêmicos e setores privados, corpo municipal da saúde e população em geral.

Os debates foram iniciados com a palestra proferida por Luciana Cruz com temas fundamentais sobre a garantia dos direitos à saúde da população e para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). No período da tarde, foram discutidas estratégias para assegurar a qualidade dos serviços de saúde prestados, a disponibilidade de recursos para a área de saúde e a efetivação dos direitos dos usuários do sistema de saúde.

“A participação da população foi fundamental para o sucesso da conferência. É de suma importante que as pessoas sempre estejam presentes para que possam expor suas demandas e contribuir para o desenvolvimento de Monção com opiniões e sugestões sobre como garantir os direitos à saúde e defender o SUS, a vida e a democracia.” Disse a secretária Kerliana Sena.

O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.

No final do encontro foram escolhidos os delegados que representaram o município na Conferência Estadual.