domingo 19 maio 2024

Prefeitura inicia Campanha Faça Bonito contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Monção, por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social  – CREAS, iniciou nessa segunda-feira, 06, no Povoado Castelo, a abertura de ações do programa “Faça Bonito” com atividades sobre o tema  e palestras educativas nas escolas, e em espaços públicos, visando conscientizar a sociedade para a responsabilidade de prevenir e enfrentar a problemática da violência sexual praticada no Brasil.

Após o Povoado Castelo, a ação seguiu no Povoado Vila Nova onde as equipes realizam atividades de divulgação e conscientização da campanha. De acordo com o Coordenador do CREAS, Rafael  Adriano, as ações segue uma programação até o dia 23 deste mês nos povoados e sede do município, sendo o dia D realizado dia 18 de maio.

“Além das atividades junto às unidades escolares, a programação contempla comércios e órgãos públicos com blitz educativa com adesivaço, panfletagem e caminhada nas principais ruas da cidade, entre outros. O Objetivo é informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.” Disse o coordenador

As ações recebem apoio de várias entidades como Secretarias de Educação e Saúde, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, CRAS, CMDCA, Vale, Polícias Civil e Militar, Promotoria de Justiça e Selo Unicef.

O dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.