sexta-feira 26 abril 2024

Campanha 18 de maio é iniciada nas escolas de Monção

Para mobilizar a sociedade e celebrar o dia 18 de maio – Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – , a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal  da Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realiza nos próximos dias, um trabalho de conscientização com cronograma de palestras abordando a temática,  além de apresentar os cuidados para a proteção de nossas crianças  e adolescentes monçonenses a identificar abusos físicos, psicológicos e sexuais, e também incentivá-los a denunciar e a quem denunciar.

Na manhã desta terça-feira, a programação iniciou na Escola Presidente Dutra, os demais dias acontecerão nas escolas:  Terezinha de jesus ( 04/05),  José Sarney (05/05), Sônia Jansem e Hortência Gusmão (08/05), Dayse Bastos ( 09/05), Moranguinho (10/05), Liceu Monçonense (11/05), Getúlio Vagras e Albérico Anexo (12/05), Raimundo Coelho Costa (15/05). As escolas Criança Feliz, APAE, Alexandre Gaspar e José Mota estão com datas a confirmar.

No dia 18 de maio, dia D, a prefeitura estará com uma programação completa com adesivaço e caminhada  com faixas, cartazes e carro som, com o intuito de mobilizar e alertar a população sobre os riscos, abusos e exploração que ocorrem diariamente contra crianças e adolescentes.

O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 e sua proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.