Mesmo em meio a pandemia contra o Coronavírus, não podemos deixar de se cuidar e imunizar contra outras doenças, como a Gripe H1N1. Em Monção, a campanha contra o vírus influenza foi iniciada dia 12 de abril, nesta primeira fase, serão imunizadas crianças de 06 meses a menores de 06 anos, gestantes, puérperas (45 dias pós parto) e trabalhadores da saúde.
A vacina protege de três tipos de vírus, a influenza B, H1N1 e H2N3 e não tem eficácia contra o coronavírus. As pessoas do grupo prioritário precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde do interior (marcado conforme enfermeiro e agente de saúde do povoado) e na sede, Bairro da Palmeirinha e Fátima, todos os dias no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, com Cartão SUS e documento de identificação com foto.
A vacina da gripe de suma é importante para evitar que você se contamine com outro vírus potencialmente perigoso para a saúde. “Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a covid-19, que possui sintomas semelhantes aos da gripe”, afirma a Secretária de Saúde, Kerliana Sena.
De acordo com estudos de infectologistas, o influenza ainda é conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças —público bastante vulnerável também ao novo coronavírus. Além disso, estar imunizado também reduz os casos gripais em que há a necessidade de cuidados intensivos.