Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Monção realiza a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Monção, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde dessa terça-feira, 15,  a 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, com o tema, “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência teve o objetivo de avaliação da Política da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistemas Único da Assistência Social – SUAS.

A Conferência tem caráter deliberativo e ocorrem a cada dois anos e são uma oportunidade para população e a gestão avaliarem as políticas de Assistência no município e no brasil, e o mais importante, propor mudanças para a melhoria dos serviços.

A palestra foi ministrada pela conferencista Lucilene Alves, que ressaltou que a política de Assistência Social é um direito constituído em lei, e que precisa da participação efetiva da sociedade, para que sejam aperfeiçoados.

Os participantes foram divididos em 5 grupos, denominados de eixos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a questão dos direitos socioassistenciais no enfretamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A Secretária de Assistência Social agradeceu o empenho de todos na realização do evento e destacou os desafios que encontra diariamente na condução da pasta. “São muitos desafios, mas graças a minha equipe, estamos avançando para ajudar a todos os necessitados. Ainda há muita gente na extrema pobreza, e são a essas pessoas que vamos nos dedicar ainda mais. Sou grata a Deus pela oportunidade de contribuir para melhorar a vida da nossa gente”.

Outras autoridades também estiveram na conferência: representando a Câmara de Monção, a Vereadora Lindolene Aragão; a Presidente da APAE, Conceição Viegas; o Secretário Adjunto de Assistência Social, Rubens Nonato, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente– CMDCA, Luciana Garcêz; Vice Presidente da ONG Construindo Sonhos, Beatriz Alves; a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Thâmara Souza e representando a Política de Assistência Social, a usuária Williane Nascimento,  além de representantes da sociedade civil organizada e do governo municipal.

As propostas foram apresentadas e votadas pelos delegados, e foram eleitos os representantes de Monção que irão participar da Conferência Estadual, ainda sem data definida.   Ao final, a Banda Marcial fez uma bela apresentação para os presentes.

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support