segunda-feira 6 maio 2024

Prefeitura de Monção realiza cerimônia de abertura dos Jogos Escolares

A Prefeitura de Monção por meio da Secretaria de Educação e Coordenação de Esportes na escola, realizaram no final da tarde dessa quarta-feira, 14, a Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Monçonense.
A cerimônia aconteceu no Ginásio Esportes com a presença de autoridades, discursos, execução dos hinos nacional e municipal, apresentação de capoeira e dança com a quadrilha da baroneza que abrilhantaram o evento.
Os jogos escolares contam com 16 delegações nas modalidades de futsal masculino e feminino, handbol, vôlei de dupla, competição de xadrez e atletismo.
Os atletas também fizeram um juramento, conduzido pela atleta Carla Fabrícia Mendes. Logo após, o juramento do árbitro Zózimo Ramos dos Santos para o juramento em nome de todos os árbitros e oficiais.
O evento faz parte da primeira etapa, que antecede as fases estaduais e nacional, e conta com a participação de 228 escolas, com cerca de 3 mil estudantes inscritos. “O prêmio maior é a integração, é aprender a jogar em equipe mesmo que o esporte seja individual. É um momento riquíssimo e muito aguardado pelos estudantes, porque não existe ferramenta maior de integração social que o esporte”, afirma Ubiraci, coordenador de Esporte na Escola.
O ponto alto da cerimônia, foi a passagem da tocha com quatro alunos, representando todos os atletas presentes, até chegar na pira e acenderam a chama olímpica.
Os jogos tem por objetivo, ensinar aos estudantes valores que fazem parte do esporte, como a cooperação, persistência e o respeito, além da integração entre as escolas da Rede Municipal.